[Vol. 1] Capítulo 03 - Função quadrática
1.0 Definição
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OBS.: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima; se a < 0, a concavidade é voltada para baixo.
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5.0 Vértice da parábola
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Exercícios
9.0 Estudo do sinal de uma função quadrática
É uma função do tipo:
f: R --> R, definida por
1.1 Exemplos
Para construir o gráfico, faremos tal como fizemos na função de 1º grau: atribuímos um valor para x, colocamos na função, esta nos entrega um valor para y. Façamos isso por meio de uma tabela:
b) O gráfico para
OBS.: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima; se a < 0, a concavidade é voltada para baixo.
2.1 Atividades Resolvidas
Os números reais x tais que f(x) = 0 são ditos raízes ou zeros da equação quadrática. Em outras palavras, as raízes são os valores de x para os quais y = 0, ou ainda, as soluções (se existirem) da equação ax² + bx + c = 0. Observe a demonstração:
Perceba que o lado esquerdo da igualdade é um trinômio de quadrado perfeito, e no lado direito faremos a subtração de frações tirando o M.M.C:
Extraindo a raiz quadrada em ambos os lados da igualdade, temos:
Reorganizando:
Você pode fazer por partes (acredito que ajude no processo de fixação) e chamar de "Delta" o termo dentro da raiz, observe:
Eis a fórmula resolutiva de Bhaskara.
3.1 Casos particulares
1º caso: b = 0
Exemplo:
2º caso: c = 0
Exemplo:
3º caso: b = 0 e c = 0
Exemplo:
OBS.:
4.0 Forma fatorada
7.0 Mínimo e Máximo da função quadrática
A função terá valor máximo quando a < 0, e valor mínimo quando a > 0.
8.0 Imagem da função quadrática
O conjunto imagem são todos os valores que y assume. Para isso, sempre teremos que analisar o Yv (a coordenada y do vértice)
Exercícios
9.0 Estudo do sinal de uma função quadrática
Vamos começar com um exemplo:
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